enxaquecas

4 em cada dez pessoas com esclerose múltipla sofrem de enxaquecas

Um novo estudo, publicado na revista científica Multiple Sclerosis and Related Disorders, revela que as pessoas com esclerose múltipla (EM) têm uma probabilidade duas vezes maior de sofrer de enxaquecas do que a população sem a doença. E mostra ainda que cerca de 24% de quem vive com EM sofre de enxaquecas. 

As enxaquecas são, de facto, comuns nos doentes com EM e a relação entre ambos tem sido um tema de considerável interesse na literatura científica, dado o impacto significativo que as dores de cabeça podem ter. Apesar disto, os dados sobre esta relação tinham sido, até agora, inconclusivos. Este estudo decidiu olhar para outros trabalhos feitos e avaliar a prevalência e a probabilidade de enxaqueca nas pessoas com EM, investigando potenciais fatores que podem ajudar a explicar esta relação.

Foram, para isso, avaliados 35 estudos, publicados entre 1969 e 2023, que envolveram 279.620 pessoas com EM, avaliação essa que confirmou que aproximadamente 24% dos que têm o diagnóstico de EM sofrem de enxaqueca. Dados que, sublinham os responsáveis por este trabalho, confirmam a necessidade de mais investigação para abordar o peso significativo da enxaqueca neste grupo de pessoas e, eventualmente, procurar perceber porque é que o peso da enxaqueca é aqui maior.

A análise estatística feita por este estudo dá ainda conta de fatores que aumentam a probabilidade de enxaquecas na EM, como ter 45 ou mais anos, viver com EM há menos de 10 anos e residir na Europa. 

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2211034823004558 

Partilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude-nos a divulgar a causa da Esclerose Múltipla

Artigos relacionados

Categorias