Associações

Saiba onde procurar ajuda

Em Portugal as Associações de Doentes são organizadas por pessoas também com Esclerose Múltipla e assumem um papel fundamental, em particular quando o diagnóstico da doença é recebido, pois é natural que nesta fase existam muitas dúvidas, apreensão e medo.

Em Portugal as associações de doentes não são organizadas ou conduzidas por profissionais de saúde, mas sim por outras pessoas também com EM, aspeto que permite perceber como outras pessoas lidam com problemas semelhantes aos seus. Eles sabem como se sente!

Estas instituições promovem e organizam reuniões para discutir questões médicas, psicológicas e sociais que envolvem a patologia e disponibilizam serviços de integração social e comunitária e apoio jurídico.
EM PORTUGAL
EXISTEM OS SEGUINTES GRUPOS DE APOIO
Sociedade Portuguesa de
Esclerose Múltipla (SPEM)

A SPEM foi constituída no dia 4 de dezembro de 1984, com a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas com EM e seus cuidadores. Essa data viria a ser institucionalizada como Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla por decisão do Conselho de Ministros, em 2006.
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública, que se encontra representada em todo o país, através das suas delegações em Lisboa, Porto, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre/Campo Maior, Évora, Faro, Sesimbra/Setúbal, Chaves, Beja, Covilhã. Representa ainda Portugal nas estruturas agregadoras das associações de doentes: a Plataforma Europeia da EM (EMSP) e a Federação Internacional da EM (MSIF).

No âmbito da sua atividade, inclui serviços multidisciplinares numa abordagem holística à EM através dos seus Centros de Atividades Ocupacionais, Unidades de Neuroreabilitação, Serviço Social, Apoio Domiciliário, Psicológico e Aconselhamento Jurídico.

Rua Zófimo Pedroso, n.º 66 – 1950-291 Lisboa
Telefone: +351 218 650 480
E-mail: spem@spem.pt
www.spem.pt
facebook.com/SPEM.Portugal

Associação Nacional
de Esclerose Múltipla (ANEM)

A ANEM é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída a 24 de Maio de 1999. O seu âmbito de intervenção é a nível nacional, não tem fins lucrativos e possui como meios financeiros as quotas dos seus associados e alguns subsídios públicos e privados. Todos os objetivos que a ANEM se propõe alcançar envolvem a prestação de apoio aos doentes e seus familiares e cuidadores para enfrentar positivamente todas as dificuldades sociais e de saúde que se lhes colocam na vida quotidiana, garantindo-se assim os direitos que lhes assistem e consequentemente uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.
Esta Associação é composta por uma equipa de trabalho multidisciplinar que em conjunto presta apoio a diversos níveis, e através do seu serviço social, serviço jurídico, acompanhamento psicológico, terapia ocupacional, visitas domiciliárias, serviço de fisioterapia ou serviço de empréstimo de ajudas técnicas.

Rua Júlio Dinis, n.º 247 – Gondomar – 4420-481 Valbom
Telefone: +351 22 463 19 85
E-mail: anem@anem.org.pt
www.anem.org.pt

facebook.com/ANEM.Assoc.Nacional.Esclerose.Multipla/
www.esclerosemultipla.anem.org.pt

Associação Todos
com a Esclerose Múltipla
(TEM)

A TEM é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada com a missão de promover o apoio aos doentes e familiares dos doentes neurológicos, em particular os de Esclerose Múltipla.
Os propósitos da sua missão são a promoção da união de esforços entre todos os atores sociais e económicos em torno de ações inovadoras e integradas que contribuem para a melhoria das condições de vida da pessoa com EM.

Rua André Soares, 216- 4715-002 Braga
Telefone: +351 253 614 194
E-mail: geral@tem.com.pt
www.tem.com.pt

www.facebook.com/TEMesclerosemultipla