Surto – O que é?

Um surto é um dos sinais distintivos da Esclerose Múltipla (EM). Por definição, é a «ocorrência não provocada e não antecipada de um novo sintoma ou recorrência de um sintoma antigo, com um período de duração superior a 24 horas».

Durante um surto os sintomas desenvolvem-se normalmente ao longo de alguns dias, permanecem constantes também durante dias ou semanas, diminuindo lentamente ao longo de um período de aproximadamente um mês.

A EM é uma doença com elevado grau de imprevisibilidade. A progressão, o tipo, a gravidade dos sintomas ou danos subsequentes diferem de pessoa para pessoa, sendo muito difícil perceber quais as pessoas em que a doença irá progredir para uma forma mais avançada ou quais as que irão permanecer estáveis. A boa notícia é que apesar da evolução da doença variar muito de pessoa para pessoa, a maioria dos indivíduos com EM pode esperar uma vida normal ou muito próxima do normal. A medicação é uma grande ajuda no objetivo de viver uma vida plena e ativa, pois além de aliviar muitos dos sintomas consegue, muitas vezes, abrandar a progressão da doença.

X