Como posso gerir melhor a fadiga da gravidez com a da doença?

Como qualquer outra grávida, a mulher com Esclerose Múltipla (EM) também experimenta uma maior fadiga neste período. Contudo, como este já é um sintoma típico da doença, o melhor é ter mesmo um plano para gerir o cansaço desde o início da gestação.

Essa gestão deve começar com um bom planeamento da gravidez, bem como pelo apoio das pessoas mais próximas (parceiro, família e amigos), que pode ser essencial.

Outra recomendação é que descanse com frequência (mas descanse mesmo!). É fundamental que recupere toda a sua energia para o dia seguinte, nomeadamente, para a altura pós-parto que se pode revelar uma fase mais desgastante, que é aliás comum a todos os que são novos pais.

Deverá ainda estar ciente das suas limitações e não tenha qualquer vergonha ou medo de pedir ajuda. Deixe que os outros façam algumas tarefas por si! Eles vão ficar contentes por ajudar e você até vai agradecer.

Por fim, não se esqueça de si mesma! Poderá ser difícil colocar-se em primeiro lugar quando está à espera de um filho, mas a verdade é que não se pode esquecer nem da sua saúde, nem das suas necessidades, para o bem comum.

Fontes:

 

PT/NONNI/0819/0064, aprovado em 09/2019

X