Guia de apoio à consulta

Como Preparar
as Minhas Consultas
Com O Médico?

As consultas com o médico neurologista são momentos essenciais para poder esclarecer todas as dúvidas, bem como para obter o máximo conhecimento sobre a doença para que aprenda a viver o melhor possível com ela.

Por esses motivos, é muito importante que prepare a consulta de véspera, em casa, para que não lhe escape nenhuma pergunta ou informação importante que queira abordar ou esclarecer.
É natural que se sinta mais emotivo durante a consulta, que sinta raiva ou ansiedade. Estas são reações naturais, contudo deve tentar não deixar que as emoções se sobreponham e possam impedir uma conversa produtiva. Não se esqueça que o seu médico estará lá para o ajudar. Deve falar com sinceridade, dizer como se sente, quais as suas expetativas, as suas dúvidas, as suas necessidades e prioridades.
Se possível faça-se acompanhar na consulta por um amigo ou familiar, pois pode ser difícil absorver toda a informação.

Deve aproveitar ao máximo e não ter medo de perguntar sobre qualquer coisa que seja importante para si, mesmo que possa parecer algo embaraçoso, pois é muito provável que alguém tenha feito a mesma pergunta ou uma pergunta semelhante.
Por outro lado, não tenha receio em assumir que não entendeu e de pedir para lhe repetirem as informações, explicar de uma maneira diferente ou mesmo escrevê-las num papel. O importante é que saia do consultório com todas as informações que precisa.

Relativamente às suas dúvidas, poderá ajudar se fizer previamente em casa uma lista com as questões que considera ser mais importantes.

Exemplos de
perguntas sobre os
seus sintomas ou tratamentos:

Fontes:

Multiple Sclerosis Trust (https://www.mstrust.org.uk/)
Livro "O ABC da Esclerose Múltipla", de Catarina Fernandes, Celena Veloso Daniela Leal e Maria José Carvalho.