Por esses motivos, é muito importante que prepare a consulta de véspera, em casa, para que não lhe escape nenhuma pergunta ou informação importante que queira abordar ou esclarecer.
É natural que se sinta mais emotivo durante a consulta, que sinta raiva ou ansiedade. Estas são reações naturais, contudo deve tentar não deixar que as emoções se sobreponham e possam impedir uma conversa produtiva. Não se esqueça que o seu médico estará lá para o ajudar. Deve falar com sinceridade, dizer como se sente, quais as suas expetativas, as suas dúvidas, as suas necessidades e prioridades.
Se possível faça-se acompanhar na consulta por um amigo ou familiar, pois pode ser difícil absorver toda a informação.
Deve aproveitar ao máximo e não ter medo de perguntar sobre qualquer coisa que seja importante para si, mesmo que possa parecer algo embaraçoso, pois é muito provável que alguém tenha feito a mesma pergunta ou uma pergunta semelhante.
Por outro lado, não tenha receio em assumir que não entendeu e de pedir para lhe repetirem as informações, explicar de uma maneira diferente ou mesmo escrevê-las num papel. O importante é que saia do consultório com todas as informações que precisa.
1 – Multiple Sclerosis Trust (https://www.mstrust.org.uk/)
2 – Livro “O ABC da Esclerose Múltipla”, de Catarina Fernandes, Celena Veloso Daniela Leal e Maria José Carvalho.
Todos os direitos reservados