Sobre a EM

Evolução da EM

Não existe um padrão evolutivo homogéneo da Esclerose Múltipla (EM), mas alguns fatores desempenham um significativo papel no seu percurso, a longo prazo....
Estilo de vida saudável

O importante papel do exercício e gestão do stress

Estudos mostram que o exercício pode reduzir o número de recidivas e problemas relacionados com a marcha, bem como melhorar a fadiga e a depressão associadas à EM...
Gravidez e EM

Existem necessidades especiais e precauções na gravidez?

A maioria das mulheres com Esclerose Múltipla (EM) sente-se bem durante a gravidez, sem que tenha que ter alguma necessidade especial ou precaução nesta fase. Contudo, alguns sintomas que ocorrem na EM são também comuns à gravidez, o que pode fazer com que seja difícil distinguir a sua causa.
COVID-19: Tudo o que precisa saber

COVID-19: Tudo o que precisa saber

Este espaço é dedicado a perguntas sobre Esclerose Múltipla e infeção COVID-19. Não deixe de partilhar as suas dúvidas com o seu médico ou enfermeiro, e mantenha-se atualizado através dos sites oficiais da Direção-Geral de Saúde.
COVID-19: Tudo o que precisa saber

O risco de contrair COVID-19 é superior nas pessoas com EM?

O conhecimento sobre como a COVID-19 afeta as pessoas com Esclerose Múltipla é ainda muito limitado. Ainda assim, até ao momento não existe evidência de que ter Esclerose Múltipla, por si só, aumente o risco de contrair a COVID-19 ou complicações graves desta infeção.
COVID-19: Tudo o que precisa saber

O que posso fazer para evitar contrair COVID-19?

Para reduzir a exposição e transmissão da doença deve seguir as recomendações gerais de higiene, de etiqueta respiratória e de distanciamento social da Direção-Geral da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como as orientações específicas da Federação Internacional de Esclerose Múltipla (FIEM).