Esclerose Múltipla Surto Remissão (EMSR): é a forma mais comum da doença, caraterizada por períodos de surtos que, geralmente, voltam ao seu estado normal (estado de «remissão»). Um surto é um episódio agudo em que se manifestam um ou mais sintomas novos ou existe o agravamento de um sintoma já existente, e tem sempre uma duração superior a 24 horas.
Esclerose Múltipla Secundária Progressiva (EMSP): desenvolve-se após uma fase inicial de surto-remissão com duração variável (geralmente superior a 10 anos). Algumas pessoas com EMSP ainda apresentam surtos, mas, nesta fase, a recuperação dos sintomas experimentados no decorrer do surto já não é total em muitos dos casos e, com o tempo, estes passam por um aumento gradual e contínuo dos sintomas e do nível de incapacidade.
Esclerose Múltipla Primária Progressiva (EMPP): os sintomas agravam-se progressivamente desde o início do diagnóstico. A sua incapacidade evolui gradualmente e pode estabilizar em determinada altura ou continuar a agravar-se durante meses ou anos. Surge normalmente numa idade mais avançada, afetando normalmente pessoas com 40 anos ou mais, ocorrendo muito raramente em idades inferiores.