COVID-19: Tudo o que precisa saberViver com EM

Devo parar a minha medicação para diminuir o risco de contrair COVID- 19?

By 2nd Maio 2020 No Comments
Partilhar:

Dado que o real impacto dos medicamentos para a Esclerose Múltipla ser ainda desconhecido, existem algumas recomendações que ajudam a dar alguma orientação, nomeadamente pela forma como atuam no sistema imunitário, que defende o nosso organismo de infeções.

Deve falar com o seu médico sobre o seu medicamento e se deverá ter cuidados adicionas.

Não deve parar o seu medicamento sem ser por indicação do seu médico. Além da perda de proteção contra a Esclerose Múltipla, a sua suspensão pode dar origem a um agravamento da doença, com surtos graves e sequelas permanentes.

Durante o período de pandemia, o seu médico poderá considerar alterar o plano de tratamento para a Esclerose Múltipla, nomeadamente no que diz respeito às datas de administração de alguns tratamentos com efeito prolongado ou administrados em meio hospitalar. O objetivo será o de diminuir os riscos de infeção mantendo o controlo da doença.

As pessoas que desenvolvam sintomas de COVID-19 ou que se confirmem como COVID- positivas devem discutir esse assunto com o seu médico ou com outro profissional de saúde familiarizado com a sua doença.

 

Fontes:

MS International Federation (https://www.msif.org/)
Nota informativa GEEM (https://www.esclerosemultipla.info/noticias-em/coronavirus-e-em-nota-informativa-do-grupo-de-estudos-da-esclerose-multipla-geem/)

PT/NONNI/0420/0041, aprovado em 04/2020


Partilhar:
X