Vozes da EM - Viver com Esclerose Múltipla

A gestão da esclerose múltipla, a sua relação com a fertilidade e as consequências do diagnóstico nas pessoas mais velhas são alguns dos temas em destaque no ‘Vozes da EM – Viver com Esclerose Múltipla’, um videocast de 6 episódios que pretende desmistificar preconceitos associados ao diagnóstico da doença.

São, ao todo, seis episódios, uma iniciativa da Merck que conta com o apoio das associações de doentes ANEM, SPEM e TEM. 

Episódio 1 - Ana Margarida

O diagnóstico de esclerose múltipla foi para Ana Margarida “um balde de água fria”. A primeira convidada do videocast ‘Vozes da EM – Viver com Esclerose Múltipla’, uma iniciativa da Merck Portugal com o apoio das associações de doentes ANEM, SPEM e TEM e que assinala o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, conta como aprendeu a viver com a doença, que hoje não a impede de levar uma vida normal.

E apesar de já ter três filhos, não exclui a possibilidade de voltar a engravidar.

Conheça aqui a sua história e não perca os restantes episódios, que serão partilhados mensalmente até maio, com médicos especialistas e pessoas com a doença que vão abordar os mais variados temas.

Episódio 2 - Dr. Filipe Correia

É entre os 20 e os 40 anos que é mais comum o diagnóstico de esclerose múltipla. No entanto, parece haver cada vez mais casos de pessoas diagnosticadas mais tarde na vida, tal como confirma o Dr. Filipe Correia, neurologista na Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

É sobre estes casos e o que implica a identificação da doença em idades mais tardias, não só em termos de tratamento, mas também de qualidade de vida, que se fala em mais um episódio do videocast ‘Vozes da EM – viver com esclerose múltipla’, uma iniciativa da Merck Portugal com o apoio das associações de doentes ANEM, SPEM e TEM.

Também disponível em: