sono eminfo

A melhor receita para noites descansadas

Dormir nem sempre é fácil para quem tem o diagnóstico de esclerose múltipla, seja por causa da dor, da rigidez muscular ou dos espasmos. É para quem vive com esta doença e costuma passar horas em branco que o professor Gavin Giovannoni, um dos maiores especialistas mundiais em esclerose múltipla (EM), deixa alguns conselhos, capazes de ajudar a tornar as noites aquilo que deveriam ser: um tempo de descanso.

A começar com exercícios de alongamento e de amplitude de movimentos durante o dia, que podem ajudar a melhorar a flexibilidade e a reduzir a rigidez muscular. Exercícios que podem ser prescritos por um fisioterapeuta, de forma personalizada, especialista que pode ensinar técnicas para resolver problemas de mobilidade específicos e melhorar o movimento geral.

A medicação, prescrita por quem de direito, pode ajudar a controlar os espasmos musculares, bem como a dor durante a noite, assim como o uso de dispositivos de apoio, entre os quais barras de apoio, de suporte ou concebidas para dar estabilidade adicional e ainda camas articuladas. 

A manutenção de um ambiente de sono confortável é também essencial, o que passa também pela prática de uma higiene de sono:

– assegurar-se de que dorme pelo menos seis horas, ainda que algumas pessoas necessitem de mais do que isso para se sentirem bem; 

– limitar as sestas diurnas a 30 minutos;

– evitar estimulantes como a cafeína ou a nicotina perto da hora de dormir; 

– moderar o consumo de álcool;

– praticar exercício físico, que ajuda a melhorar a qualidade do sono;

– evitar comer antes de ir para a cama;

– assegurar-se de que tem uma exposição adequada à luz natural; 

– definir uma rotina regular e relaxante para a hora de deitar (seja tomar um banho para relaxar ou ouvir música);

– ter um ambiente de sono agradável, com um colchão e almofadas confortáveis, um quarto fresco (com temperaturas entre os 16 e os 20°C), livre de luz brilhantes, smartphones e ecrãs, que podem dificultar o sono.

Fonte: https://gavingiovannoni.substack.com/p/sleep-glorious-sleep#details

Partilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude-nos a divulgar a causa da Esclerose Múltipla

Artigos relacionados

Categorias